Apesar de apresentar um dos índices de infestação pelo Aedes aegypti mais altos do Estado, Cáceres não foi contemplada com a vacina Qdenga, destinada a crianças entre 10 e 14 anos. Ao todo, 35 municípios mato-grossenses foram selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o imunizante
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu 32 mil doses da vacina na tarde da última segunda-feira (29/04) e a liberação para os municípios selecionados está prevista para esta quinta-feira (02/05).
A cidade, que no mês de março apresentou índice de infestação predial de 28% em alguns bairros – bem acima do tolerável de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, enfrenta uma situação preocupante. A superlotação das unidades de saúde, especialmente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), levou a prefeita Eliene Liberato Dias a decretar Estado de Emergência em decorrência da pandemia de dengue.
Em parceria com diversas instituições e a população local, a prefeitura também promoveu uma ampla campanha de combate à doença. No entanto, a falta da vacina Qdenga em Cáceres gera questionamentos sobre os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde na seleção dos municípios.
O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que as doses só serão liberadas após uma reunião de orientação e alinhamento entre as equipes técnicas do órgão federal e da SES. A expectativa é que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explicou a logística de distribuição das doses. “Trabalhamos em regime de colaboração com todos os municípios de Mato Grosso, o que fortalece nosso sistema de distribuição vacinal. Os últimos detalhes e as orientações de entrega estão sendo formalizados pelo Ministério da Saúde para que possamos iniciar a aplicação das doses”, afirmou.
Alessandra ainda reforçou que a escolha do público-alvo e das segmentações regionais para essa primeira fase da vacinação foi definida pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A administração municipal de Cáceres ainda não se manifestou sobre a exclusão da cidade da lista de contemplados com a vacina Qdenga, mesmo com o alto índice de infestação e o Estado de Emergência decretado.
Veja a lista completa dos municípios contemplados:
- Cuiabá
- Várzea Grande
- Chapada dos Guimarães
- Santo Antônio do Leverger
- Planalto da Serra
- Nova Brasilândia
- Nossa Senhora do Livramento
- Jangada
- Poconé
- Acorizal
- Barão de Melgaço
- Sinop
- Sorriso
- Lucas do Rio Verde
- Nova Mutum
- Nova Ubiratã
- Cláudia
- Santa Carmem
- União do Sul
- Feliz Natal
- Tapurah
- Vera
- Santa Rita do Trivelato
- Itanhangá
- Ipiranga do Norte
- Tangará da Serra
- Campo Novo do Parecis
- Sapezal
- Nova Olímpia
- Barra do Bugres
- Porto Estrela
- Santo Afonso
- Arenápolis
- Nova Marilândia
- Denise